Então você vai para Foz de iguaçu...
De busão, carro, avião, quem sabe até bicicleta?
Já que você já estará com o pé na estrada, porque não dar uma extendida e conhecer mais algumas cidades paranaenses, que muito provavelmente estarão em sua rota?
E se elas ainda não estão na rota, porque não coloca-las?
A primeira dica é a dica mais "sou-puxa-saco-de-minha-cidade-e-admito" possível, mas é que para o povo "de fora", realmente vale a pena.
Venham para Curitiba.
Curitiba é modelo internacional de planejamento urbano e conta com muitos parques e praças, sendo que em quase todos os parques tem um grupo escoteiro por perto, e, vejam só... temos até a praça Baden-Powell!
Todo escoteiro que se preze tem que vir pra ca e tirar uma foto ao lado da estátua do véio-loco (de preferência furando os zóio dele, que nem eu), ehhehe
O povo do Brasil costuma dizer que o Curitibano é um povo frio, fechado. Até tem uns caras que contam: "O que o Curitibano fala quando encontra sua mulher com outro? Nada! Curitibano não fala com estranhos!!!" (heheheh)
Vindo aqui vocês vão ver que não é bem assim a história.
O povo aqui é gente boa sim, especialmente com os que eles conhecem.
A minha dica é: arranjem um grupo escoteiro de Curitiba, durmam nele e façam o turismo pela cidade e redondezas.
Além de fazer turismo, vocês arranjarão um monte de bons amigos!
Se você vier num domingo, não perca a feirinha Hippie, no Largo da Ordem.
Lá tem de tudo e mais um pouco, tanto em artesanato como em antiguidades.
Além disso, uma visita à torre da Telepar, Museu do Olho, andar de ligeirinho e o Jardim Botânico são simplesmente ESSENCIAIS.
Na seção "
Jabá do dia" darei a seguinte dica:
Um passeio em Curitiba não é completo se você não passar por Santa Felicidade.
Santa Felicidade é o bairro italiano de Curitiba, e conta com alguns dos maiores restaurantes do mundo.
"Porque jabá?" você pergunta...
Porque YO tenho um restaurante em Santa Felicidade, o Dom Antonio, e estou dando um desconto de 10% para todos os escoteiros de fora que vierem e mostrarem sua carteirinha da UEB, além do incalculável prazer que terão em me conhecer pessoalmente, heheh!
Mandem um e-mail para fazer a sua reserva! Entrem em www.domantonio.com.br
Dois dias em Curitiba é mais do que o suficiente para conhecer tudo, mas provavelmente você queira ficar mais para pegar uma night com o povo do grupo que você ficou, hehehe.
Depois de Curitiba, se você estiver com tempo, vá até o litoral paranaense... DE TREM!
O passeio de trem pela serra é um dos passeios mais bonitos do Brasil, e chegando em Morretes, vocês poderão fazer um Bóiacross ANIMAL pelo rio Nhundiaquara e depois, quando tiverem bem mortos, ainda bater um Barreado, um prato típico paranaense que todo mundo ama.
O trem custa cerca de 30 reais (podendo ser negociado pra grupos) e o boiacross não passa dos 10 reais
Depois de morretes, vocês ainda podem emendar com Antonina, uma das primeiras cidades do Paraná, bem bonita (é onde meu grupo veleja de barco, heheh) e depois passar para Paranaguá, terra de um dos maiores portos do Brasil.
Lá também tem alguns grupos escoteiros, para o povo que quiser passar a noite.
Caso o seu tempo esteja apertado e você não consiga visitar o nosso litoral, não perca de conhecer, no caminho, Vila Velha.
É um lugar que o vento moldou o terreno, fazendo esculturas naturais belissimas.
Este local exige que se faça reserva antes e limita o número de visitantes por dia.
Também no caminho, já que o negócio aqui é aventura, a dica é vocês visitarem o Canyon do Guartelá.
Com algumas cachoeiras gigantescas, banheiras de hidromassagem naturais (SÉRIO!!), trilhas muito loucas e paisagens alucinantes, é o local perfeito pra qualquer aventura escoteira!
Em Foz, o Jamboree vai passar pelos principais pontos turisticos (Parque das Aves, Macuco, Itaipu e Cataratas) Mas Foz é a cidade que merecidamente mais atraí turistas no Paraná!
Não percam, além de tudo que vai rolar no Jamboree, de visitar o Marco das Três Fronteiras, a Ponte da Amizade e ficar um dia bobeando por Foz.
Só lembrando à todos, já que provavelmente como todo bom Brasileiro, vocês vão querer fazer umas comprinhas no Paraguay: as compras devem ser feitas DEPOIS do Jamboree, pois os ônibus não ficarão no acampamento, e a Itaipu, por ser Binacional e fronteira seca com o Paraguay, tem um acordo que proíbe que se entre com qualquer mercadoria adquirida sem que o mesmo seja declarado na recepção do Jamboree.
Lembrem-se: Itaipu é uma área de segurança nacional, portanto, os cuidados por lá são imensos!
Não se arrisque!
Junte seu lenço e seu documento e BOA VIAGEM!!!